25 de janeiro de 2011

Dica de passeio: "nadar na selva" com crianças pequenas

Tirei um mês sabático na praia com a minha Sofia.

Uma das experiências mais bacanas do verão foi fazer uma mini-trilha e nadar na cachoeira pela primeira vez junto com ela. Encontramos uma trilha bem versátil na ilhabela: trilha da Água Branca (http://www.ilhabela.org/trilha_aguabranca.htm). A trilha completa tem cerca de 2.5km e termina em uma cachoeira incrível. Mas, o legal é que ao longo do caminho existem outras cachoeiras lindas: ideal para pequenos que não andam longas distancias sem pedir colo. Nós fizemos uma caminhada bem leve de 1km e paramos na Cachoeira da Ducha. Na trilha vimos borboletas, pássaros, flores tropicais, árvores enormes e ouvimos macacos. Na cachoeira, soltamos a Sofia (de bóia) perto da queda e deixamos a corrente levá-la por alguns metros. Foi a maior folia. “Nadar na selva”, como disse a Sofia, foi uma experiência muito gostosa para todos nós, que eu espero repetir muitas vezes em 2011.

Alguns pequenos detalhes do passeio fizeram toda a diferença: A corrente formada pela cachoeira dá um toque de aventura para um pequeno de 2 aninhos. A textura das pedrinhas do fundo da cachoeira faz cócegas e massagem nos pés. Pedras redondas com limo são ótimos ecorregadores. Fazer "cocô e xixi na selva” é uma aventura! Não deixar lixo para trás = ensinar nossos filhos desde o começo. Respeitar os animais e olhá-los bem de pertinho. Brincar nas aventuras da natureza: escada de raiz e túnel de tronco são o máximo!

Valeu a pena carregar: Repelente, muito repelente! Protetor solar. Roupinha de neoprene (a venda na Decathlon - ajuda a proteger das pedras e do frio da água da cachoeira). Chapéu. Bóia de braço. Lanche (para beliscar e tomar). Toalha e muda de roupa seca.

Bom passeio!