11 de fevereiro de 2011

Nana, Sofia (Parte 1)

bebê chorando no berço, haja coração! 
Ser mãe é uma delícia, e dormir a noite inteira também! Lembro que antes de engravidar, eu li um depoimento de uma mãe dizendo que seu corpo se acostumou com poucas horas de sono. Bom, isso não aconteceu comigo. Dormir pouco me dá dor de cabeça e mau humor. Por isso, desde que a Sofia nasceu eu noiei que ela teria que dormir bem e com 8 meses ela dormia 11 horas seguidas. Talvez foi pura sorte. Talvez não. 

Dois livros me ajudaram muito nessa tarefa: Nana, NenêNana Nenê. Isso mesmo, a única diferença entre os dois títulos é a vírgula. O primeiro foi escrito por Eduard Estivill e Sylvia de Béjar. O segundo por Gary Ezzo e Robert Buckman. Estes livros dão dicas excelentes de como estabelecer a rotina do sono de maneira natural e sem traumas. Mas, o ponto mais crítico para mim era  a questão se eu deveria ou não deixar a minha Sofia chorar sozinha no quarto antes de dormir.

Os livros defendem que se a criança não tiver nenhum incômodo físico (frio, calor, fome, cólica, indisposição) os pais podem deixá-la chorar antes de dormir e juram que isso não vai gerar nenhum trauma.  A diferença é que o método sugerido pelo livro da vírgula é um pouco mais bonzinho. O Nana Nenê diz que um bebê pode chorar até 40 minutos antes de pegar no sono, já o Nana, Nenê defende a idéia de que enquanto o bebê está chorando os pais devem entrar no quarto de tempos em tempos para acalmá-lo e dar a segurança de que ele não foi abandonado. Mas, essas visitas ao bebê não são aleatórias, o livro traz uma “tabela de tempos” que deve ser seguida rigorosamente.

A tabela de intervalos curtos agradaram o meu coração de mãe e começamos a colocá-la em prática quando a Sofia tinha 6 meses. Seguindo direitinho o plano de minutos, a Sofia nunca chegou a chorar mais do que 7 minutos seguidos antes de pegar no sono. Ufa!


Nos próximos posts vou dividir outros segredos, mais gostosos,  que podem ajudar o seu pequeno a dormir e você também.

até mais!