15 de setembro de 2011

Nana, Sofia (parte 2)

Zezéis, um amiguinho fiel

Em fevereiro escrevi um post sobre como ajudar o seu filho a dormir bem. Falei sobre alguns livros que nos ajudam a estabelecer a rotina do sono de maneira natural e sem traumas.

Hoje eu quero trazer uma nova dica, mais gostosa e divertida: incentive o seu filho a ter um amiguinho de brinquedo.

Quando criança, eu tinha o meu macaco de pelúcia que era o meu grande amigo. Passeávamos juntos, conversávamos e, claro, ele me ajudava a pegar no sono e dormir a noite inteira.

Eu queria muito que a Sofia também tivesse um amigo assim. Um pouco antes dela nascer, ela ganhou da futura vovó um ursinho pequeno, fofinho e feito de plush. Perfeito para ser o melhor amigo!

Desde os primeiros dias de vida da Sofia eu colocava o tal urso no berço. Era o único bichinho que “dormia” com ela, sem concorrência. Toda noite eu me despedia da Sofia falando que o “Nounours” - esse é o nome da marca do ursinho - estaria ao lado dela para aconchegá-la e cuidá-la a noite inteira.
Quando a Sofia começou a falar, ela logo tentou pronunciar o nome do amigo. Mas ao invés de Nounours, ela falava Zezezezezéis. Esse foi o nome que ela escolheu. Com o tempo, virou Zezéis e recentemente ele ganhou o apelido simplificado e descolado de Zézis e o carinhoso de Zezinho. 

Zézis virou um de nós. Busca a Sofia na escola comigo, viaja conosco, brinca, consola quando ela está triste, leva bronca e, principalmente, aconchega e “protege” a Sofia para ela poder dormir tranqüila e eu também. Até voz ele tem. a Sofia pergunta: “Zézis, vamos brincar?” e ela mesma responde com uma voz bem fininha e mexendo a cabecinha do amigo “Claro que sim, Sofia”.

Escolher um bichinho ou boneco de estimação é um processo espontâneo para muitas crianças. Mas nós podemos incentivar e ajudá-las a construir esse personagem, fazendo parte desse delicioso processo.


Aí vão algumas dicas para ajudar o seu filho a ter o Zezéis dele: melhor que seja fofinho para aconchegar e não atrapalhar o sono, de plush (não de pelo de pelúcia) e lavável. O Zezéis toma banho na máquina de lavar e se seca na secadora! Mas, se seu filho escolher um boneco duro, respeite o coração dele. Assim que seu filho escolher o amigo dele, compre mais um e deixe guardado para “emergências”. Vale a pena! Converse com o Zezéis também, reproduza o que seria a “voz” dele,  embarque na fantasia do seu filho. É divertido, inesquecível e uma ótima ferramenta para ajudar o seu filho dormir bem.

Obrigada, Zezéis! 
Boa noite, mamães.