29 de março de 2011

Férias sem a Sofia

Tirei 10 dias de férias. Foi nossa primeira viagem sem a Sofia. A experiência de deixá-la com os avós foi bem menos traumática do que eu previa. Tanto para nós, quanto para ela. Eu morri de saudades, é verdade. Mas aproveitei muito. Não posso negar que gostei a sensação de liberdade: não ter horário para nada, comer tranqüila em um restaurante, passear sem bolsas, carrinhos e a Sofia pedindo colo, curtir o meu marido, aposentar um pouco o pai e a mãe da Sofia. Foi muito bom! Como disse a minha amiga Bia, são nessas viagens que relembramos os motivos pelos quais estamos juntos. Por outro lado, a Sofia também curtiu a liberdade dela: passeou mais do que nós, foi ao teatro, ao cinema, na fazendinha, nos brinquedos do shopping,  andou de chupeta  durante o dia, comeu besteira, usou vestido todos os dias e ganhou muito muito carinho. Ela reforçou os vínculos afetivos com as pessoas que cuidaram dela, percebeu que existem outras relações interessantes no mundo e tornou-se visivelmente mais independente.

Encorajo os pais que estão com saudades de ser novamente um casal a fazer uma lua de mel todos os anos. Mas, pelo menos para nós,  10 dias foi o tempo ideal. Nos últimos dias eu já não agüentava mais de saudades e a Sofia começou a ficar manhosa e pedir “quero a minha mamãe” com mais freqüência. Além do tempo certo, tiveram algumas outras coisas que fizemos e que ajudaram a deixar a Sofia tranqüila e segura de que logo estaríamos de volta:

-      dois dias antes da viagem expliquei para ela que a mamãe e o papai iriam viajar mas que nós voltaríamos em alguns dias. Contei que ela ficaria com a vovó e que ia passear muito.
-      prometi que ligaria todos os dias e realmente liguei.
-      falei só pelo telefone, que é o meio que sempre usamos para falar com eles quando não estamos em casa. Não usei o vídeo do Skype pois achei que seria muito confuso para a cabeça dela. 
-      seguindo a dica da minha mãe, fiz um calendário lúdico com os dias da nossa viagem. Comprei uma cartela de adesivos bem coloridos e a cada dia ela colava um.
-      prometi e trouxe muitos presentes, claro!


Boa viagem!