27 de setembro de 2011

Mamãe está Grávida

Estou no sétimo mês de gravidez e a ansiedade com a chegada da irmãzinha da Sofia cresce junto com a barriga. Gravidez nova, experiências novas, dúvidas novas. Como reagirá a Sofia? Essa é a pergunta de um milhão de Dólares. Seguindo todas as dicas pedagógicas já estou incluindo a Sofia em tudo e ela me surpreende mais a cada dia. Quero registrar essas surpresas para um dia poder reler e relembrar junto com a Sofia como foram esses meses de tantas mudanças para todos nós. Lá vai:



Sofia,

Faltam apenas dois meses para a sua irmãzinha chegar e eu queria te dizer que já estou muito orgulhosa de você. Você me disse que vai amar sua irmã e cuidar dela. Fiquei feliz! Mas o orgulho da mamãe vem mesmo da sua capacidade de falar e expressar o que está dentro do seu coraçãozinho.

Outro dia você me perguntou chorando: “Mamãe, você vai amar a Helena?”. Com a culpa de uma traidora respondi com uma naturalidade forçada: “Claro, vocês duas serão as minhas filhas que eu tanto amo”. Você logo respondeu com uma sinceridade muito saudável para uma menininha de 3 anos: “Quero que você ame só eu!”. Desesperada para reverter a situação arrisquei: “Mas Sofia, coitada da Helena, ela também precisa de uma mamãe para amá-la”. Numa perspicácia inacreditável para uma menininha de apenas 3 anos você deu a solução para o problema: “Deixa que eu amo e cuido da Helena e você continua amando só eu”. Perdi de goleada!

Também me emociono ao ver você vivenciando a minha gravidez. “Tô gávida do Zezéis”, você fala todos os dias colocando o ursinho dentro da blusa. Ontem você foi ao médico comigo, escutar o coração da Helena. Acho que falamos mais sobre a “sua gravidez” na consulta do que a minha. O Dr. Eduardo fez até o “parto do Zezéis”, tirando-o com toda a técnica de um obstetra experiente de dentro do seu vestido.

E quantas vezes ao dia você não pede para ler a história do João, que ganhou um irmãozinho e ficou com muito ciúmes? Aliás, imperdível para as famílias que estão prestes a ganhar um novo integrante.

Mas me surpreender é a sua especialidade. Ontem, eu queria te convencer a trocar o vestido que você quer usar todos os dias por uma blusinha linda de morrer: “Olha só Sofia, que linda essa blusinha. Tem babado!”Como um relâmpago você respondeu: “É linda mesmo. Vou guardar no quarto da minha irmã para ela usar quando nascer.” Genial!

É verdade que a sua esperteza me dá muito trabalho, mas continue assim, não mude uma vírgula. Diga o quê você sente, não guarde nada que aperte o seu coração e, com esse jeitinho esperto de lidar com a vida, sei que você será muito feliz.

Como eu te amo!

Beijos, mamãe.