29 de agosto de 2012

Amamentar



Helena,


Queria te agradecer por ter tido a oportunidade de te amamentar nove meses.  Sabe, amamentar não depende só da boa vontade e do empenho da mãe, como dizem por aí. Depende muito do bebê. E você que é uma menininha que suga com vontade, não dorme, não enrola e adora um leitinho.

Provavelmente, meu amor, não terei mais filhos. Seremos eu, você, sua irmã e o seu pai. Essa é a nossa família. Já nos sentimos completos e muito abençoados. Por isso, o seu presente foi ainda mais importante para mim. Nunca vou me esquecer de você encaixadinha nos meus braços , daquele olhar delicioso e, claro, de você mamando, mamando e mamando. Também vou morrer de saudades de tirar aquela soneca pós-mamada, "escondidas" na paz do seu quarto.

Exatamente por saber o quão valioso foi este presente que eu ganhei, sempre tive muito medo do momento em que ele teria que terminar. A ideia de nunca mais te amamentar parecia algo muito doloroso para mim e eu temia que para você também seria. 

Mas, na semana passada eu e você pegamos nossa primeira gripe desde o seu nascimento. Eu fiquei mais fraca e cansada. Você, com o narizinho entupido, não conseguia e nem queria mais mamar no peito. Conforme os dias foram passando, meu leite foi secando. Afinal, a bombinha de tirar leite não chega aos pés da sua eficiência. Agora a gripe melhorou, e você até tentou voltar a mamar no peito. Sugou, esperou, sugou... e nada. Para minha surpresa, você parou de tentar, olhou para mim e  começou a rir. Em seguida, mamou feliz na mamadeira. 

Eu é que sou sua mãe, mas foi você quem me ajudou a superar o desmame. Você encarou com o seu bom humor  de sempre, sem choro, sem tempo ruim. Você não imagina como isso me ajudou. E, para a minha grande surpresa, diante de tanta alegria eu não fiquei triste. O seu sorriso trouxe pensamentos bons. Senti que essa foi apenas uma de inúmeras experiências maravilhosas que teremos juntas. Fiquei imaginando tudo o que ainda está por vir. Os primeiros passinhos, dentinhos, palavras, descobertas, alegrias, tristezas. Os segredos, os medos, as fofocas. Vamos rir, chorar, brigar, brincar. Ainda vamos viver muita coisa juntas.   

Você, com toda a sua pureza e ingenuidade, conseguiu demonstrar na vida real uma frase muito positiva do escritor  C. S. Lewis que li nesta semana no Instragram de uma grande amiga.




Obrigada, Helena, pelos 9 meses de parceria.

Obrigada, Helena, por me ensinar a olhar o mundo de um jeito tão positivo. 


Te amo,

Mamãe

Nenhum comentário:

Postar um comentário